O aumento no grau de desempenho e na capacidade de armazenamento dos equipamentos, concomitantemente com a queda nos custos de aquisição, tem facilitado aos negócios a utilização da informação como fator de diferencial estratégico e na obtenção de resultados pelos empresários. A forma como os negócios vem sendo realizados muda de forma exponencial, não havendo mais espaço para o “comerciante convencional”. Hoje em dia, a busca e o investimento pelo melhor ponto comercial, a pesquisa de mercado, o excelente mix de produtos e bons vendedores já não são garantia de que o negócio dará certo ou continuará em operação.
Falando especificamente do setor varejista de material de construção, é possível verificar ainda uma grande oportunidade na utilização da informação pelos lojistas, face a pequena utilização de sistemas estruturados para produzir os dados necessários. Todo o planejamento comercial poderá fracassar se a relação com setores estruturados tecnologicamente – como fornecedores, consumidores, governo e setor financeiro – não for realizada de forma rápida e com a informação correta.
Abordarei nos próximos artigos os processos e técnicas disponíveis para uma gestão eficaz de negócio, utilizando a tecnologia e a informação como diferencial, e os métodos, por meio dessas ferramentas, para se obter melhores resultados para análise, correção de rumo e melhora da saúde financeira da empresa.
Sérgio Domingues é consultor da Azure e atua no setor de tecnologia da informação desde 2002. Graduado em economia pela FEA-USP e administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado, esteve por mais de 30 anos à frente de iniciativas comerciais nos setores de varejo e atacado de material de construção.