Atualmente os MarketPlaces se tornaram a melhor forma de vender produtos online, com a aprovação da maioria dos consumidores brasileiros.

Para quem ainda não conhece, os marketplaces iniciaram nos Estados Unidos e chegaram no Brasil a alguns anos.

O conceito é simples, as maiores lojas online atingem um público imenso de consumidores, mas ao tempo, com uma demanda cada vez mais crescente, a estrutura física não consegue acompanhar o seu crescimento, departamentos comerciais não conseguem lidar com todas as áreas necessárias, o local de estoque foi ficando cada vez maior, exigindo galpões cada vez maiores, a logística exigia cada vez otimização para um entrega rápida e um menor custo.

A solução para essa dificuldade, foi simples, tecnologia e distribuição de recursos. Transformando-se em vitrines, expondo os mais diversos tipos de produtos e de diversas lojas, como um shopping center virtual.

Com isso, vendedores pequenos, começaram a expor o seu produto e brigar pelos melhores preços dentro de cada uma dessas lojas, cada um cuidando de sua logística e do seu armazenamento.

O MarketPlace ganha na intermediação, cobrando uma taxa na venda, garantindo a estrutura e todos os investimentos em marketing.

O lojista ganha um público imenso, sem gastos com uma estrutura robusta e custos de divulgação.

Em números, essa forma de vendas alcançou um volume de 73,4 bilhões de reais em 2017, em lojas com mais de 3 milhões de visitas diárias de todos os estados do Brasil.

Tanto para os lojistas de material de construção, como para os lojistas do setor de auto-peças, o público é imenso.

E o melhor, o cliente que hoje comprou na loja online, amanhã pode ser cliente do seu ponto físico também.

Abaixo vamos mostrar os requisitos para você começar a vender nos MarketPlaces e começar aumentar seus clientes, suas vendas e o seu faturamento:

  1. Faça uma Loja Online

Parece um pouco ilógico, que para vender dentro de uma loja online, você precise também de uma loja online, não é?

Porém, entendo o conceito de um shopping center, onde existem diversos lojistas, vendendo produtos específicos, fica mais fácil entender.

O requisito de ter uma loja online, é para que você vendedor, adquira uma personalidade, onde o público pode adquirir os produtos com mais confiança e depois te avaliar individualmente.

Inclusive, essa avaliação pode facilitar ou dificultar suas vendas no futuro, alguns lojistas que tem muitas avaliações negativas, podem acabar sendo expulsos das plataformas de marketplace.

Então, a primeira coisa que você precisa procurar, é uma plataforma de e-commerce boa que forneça boas opções de customização e tenha um bom painel administrativo.

Nós da Azure Sistemas, recomendamos a todos os nossos clientes a Tray Commerce, que em atendeu a uma grande quantidade de requisitos nossos, que vão desde módulos adicionais até a segurança dos seus dados.

E o mais importante, o Sistema Azure é integrado com a plataforma Tray, o que garante uma otimização em tempo real dos seus preços e diversas outras funcionalidades que vão te ajudar no dia-a-dia a melhorar suas vendas.

Feito uma loja online, customizando com uma boa aparência, suas formas de pagamento, seus produtos e estoque, você também tem que cuidar da parte física da sua loja.

Com o número grande de pedidos, você vai precisar de funcionários para realizar as entregas nos correios ou transportadoras e funcionários para atender seus clientes.

Todas essas questões alinhadas, recomendamos que você realize algumas vendas no formato online, para adquirir um pouco de experiencia e entender um pouco de toda a logística. Lembrando que o comercio online, dispõe de diversas condições jurídicas diferentes da sua loja física, por isso é bom você se inteirar para não ter problemas no futuro.

Feito isso, podemos seguir para a próxima parte.

2. Cadastro nos MarketPlaces do seu interesse

Nesse passo, você deve identificar as lojas online que a sua loja gostaria de trabalhar. Apesar do modelo ser igual, cada plataforma tem políticas diferentes, que vão desde o cadastro do seu produto até a entrega do produto para o cliente.

Abaixo listamos alguns marketplaces:

  • Amazon
  • B2W (Americanas, Submarino, Shoptime)
  • Buscapé
  • Carrefour
  • Cidade Jardim: abra um ticket conosco através do botão “Enviar Solicitação” relatando o interesse.
  • Cissa Magazine
  • Colombo
  • Connect Parts: abra um ticket conosco através do botão “Enviar Solicitação” relatando o interesse.
  • Dafiti, Kanui, Tricae
  • Farfetch: Envie um e-mail para [email protected]
  • Fast Shop: abra um ticket conosco através do botão “Enviar Solicitação” relatando o interesse.
  • HI-LO: abra um ticket conosco através do botão “Enviar Solicitação” relatando o interesse.
  • HomeToGo (Clique em “Seja um Seller”)
  • Juntos Somos Mais!  (Clique em “Quero Participar”)
  • Leroy Merlin
  • Luxury Loyalty: abra um ticket conosco através do botão “Enviar Solicitação” relatando o interesse.
  • Madeira Madeira
  • Magazine Luiza
  • Mercado Aventura
  • MercadoLivre
  • Netshoes/Zattini
  • Novo Mundo
  • Ricardo Eletro
  • Via Evangélica: abra um ticket conosco através do botão “Enviar Solicitação” relatando o interesse.
  • Via Varejo (Extra, Pontofrio, Casas Bahia)
  • WebContinental
  • Zoom

Um dos pontos mais importantes é a questão do custo, algumas lojas cobram uma porcentagem sobre o valor da venda e são necessários estudos para entender os melhores produtos para vender e se a sua margem comporta essa comissão.

Feito isso, já deixe pronto esses documentos:

  1. Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral perante a Receita Federal (CNPJ)
  2. Comprovante de Inscrição Estadual
  3. Declaração do regime de tributação
  4. Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos (Como cada município expede seu próprio alvará, não há um modelo fixo para esse documento)
  5. Contrato/ Estatuto Social atualizado (constituição e última alteração) + Certidão simplificada do SINREM (obtida na Junta Comercial do estado sede)
  6. e-CNPJ / Certificado A1
  7. Certidão Negativa de Débitos Federais e Estaduais

Feito isso, dependendo do marketplace da sua escolha, você vai precisar ser aprovado, eles fazem uma varredura do seu histórico online, e verificam se não existem problemas graves.

Após aprovação, você segue para o próximo e último passo.

3. Envio dos seus produtos

O próximo passo é cadastrar os seus produtos em cada uma das lojas de marketplace escolhidas.

Muitas plataformas permitem o cadastro em lote, feito através de uma planilha do excel, então verifique a melhor opção para subir os seus produtos para o sistema.

Não é recomendável cadastrar todos os produtos da sua loja de uma única vez, comece com produtos fáceis de entregar e com uma margem maior e vá aumentando o seu catálogo com a experiência que for adquirindo em cada plataforma.

Lembrando que cada plataforma tem um tipo de cliente, uma política diferente de exposição dos produtos, por isso é importante você se adaptar aos cenários apresentados para ter melhores resultados.

Feito isso, você está pronto para vender e aumentar o seu faturamento de forma rápida e fácil, com uma enorme quantidade de clientes e um volume imenso de vendas que as plataformas de Marketplace abragem.

Boa sorte!